Passamos a vida discutir as migalhas que “roubamos” uns aos outros!

Coimbra, Aveiro, Leiria, Viseu, Guarda e Castelo Branco passam a vida neste pequenino duelo de provincianos, parecemos aqueles agricultores que tem uma árvore que divide duas estremas, e vão puxando os ramos a ver se a fruta cai no seu quinhão, no entanto a fruta é sempre pouca para sustentar os dez filhos. Estes agricultores quando passa o verdadeiro causador das desgraças, o senhorio das terras, já cultivadas pelos seus antepassados, lutam ridiculamente a ver quem lhe estende mais rapidamente a boina.

Há conta destas mesquinhices, Lisboa acentua o seu domínio ao nível dos gastos no orçamento de estado, cada vez mais o resto se torna paisagem. Se os Ministérios, Secretarias-de-Estado e Institutos diversos emagrecessem acompanhando o processo de regionalização, poderíamos ter a capital e pólos de politicas de desenvolvimento local junto ás pequenas que se pretendem médias cidades da região centro.

Esta regionalização pode ser uma oportunidade para sairmos deste provincianismo bacoco em que nos enredamos, as pequenas querelas só podem beneficiar o centralismo. O processo de regionalização tem que servir para engordarmos todos e Coimbra pode ser o ponto de partido do desenvolvimento territorial da região Centro. Haverá sempre argumentos, uns mais aceitáveis que outros para que a capital seja em qualquer lugar. A realidade faz-se de perspectivas e cada um tem a sua, embora haja um conjunto de factos estatísticos incontornáveis. Uma capital produz serviços não moldes ou vidro.

O Porto provavelmente tem laços económicos mais fortes com a Galiza do que com Lisboa e não é por isso que passa a ser Espanha até porque nem só de dinheiro vive o homem.

Hugo Duarte

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s