CONTRIBUTO PARA O CONHECIMENTO DOS PRODUTOS DA FEIRA

“Os romanos desenvolveram cerca de 400 variedades de couve, como as couve-de-folhas (B. oleracea variante acephala), e plantaram-nas no Norte e Lesta da Europa, ainda que elas não fossem completamente desconhecidas por essas paragens. Os celtas consumiam couves selvagens na Idade do Ferro e também tinham cultivado uma variedade própria semelhante à couve selvagem. Contudo, com a adição das variedades romanas, os vegetais crucíferos tornaram-se uma parte fundamental da dieta da Europa do Norte e do Leste, a cuja importância acrescia o facto de poderem ser conservados em vinagre (sauwekraut) e guardados para os longos Invernos.

Igualmente úteis seriam outros parentes próximos da couve, como o nabo (Brassica rapa) – uma planta de todas as estações –, que dava alimento verde nos meses quentes e raízes nos frios. A beterraba (Beta vulgaris) terá também tomado parte desta migração de plantas (há uma variedade de beterrabas chamada “romana”), apesar de, para além do Mediterrâneo, ser igualmente nativa da costa atlântica, colhida e tratada, especialmente pelas folhas de cima, até ao principio da era cristã.

Já o rabanete (Raphanus sativus) e a mostarda (género Brassica) seriam culturas arreigadas nos tempos romanos quer pelas sementes oleaginosas, quer pelas suas partes vegetais. Também as suas plantações se deslocaram para norte e para leste, onde os rabanetes se tornaram uma iguaria apreciada pelos europeus centrais e de leste, e as sementes de mostarda foram pulverizadas e acrescentadas ao sumo da uva para o conservar. Ma Inglaterra, o sumo de uva tinha o nome de “mosto”, e as sementes de mostarda foram apelidadas de “sementes de mosto”. Daí o nome “mostarda”.”

Uma História Saborosa do Mundo
Kenneth F. Kiple

Com este contributo quando forem à Feira já sabem alguma coisa mais sobre couves e não só.

Agora informem-se e preparem-se bem para quando forem votar nas próximas eleições.

João Silva

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s