A Coimbra Capital da Saúde no incêndio do Hospital dos Covões não ficou nada bem na fotografia.

Assim não vale pena afirmar capitalidades, quando se afirma uma capitalidade é preciso dedicar uma atenção especial á área em questão.

O sistema municipal de protecção civil falhou, questiono-me como estarão o resto dos equipamentos fundamentais de protecção civil, este incidente é mais ou menos a mesma coisa andar com as chaves originais e a copia no mesmo porta-chaves.

Imagine-mos que estávamos em Agosto em plena onda de calor, em que muitos idosos com insuficiências múltiplas estavam internados, ligados a máquinas para estabilizarem, o ar condicionado era um suporte de vida fundamental. As urgências estavam cheias de crianças e adultos com insolações. Ocorriam incêndios um pouco por todo o distrito, os meios de transporte de doentes estavam quase todos em utilização para o combate a incêndios. O pessoal médico de férias ou destacado para serviços nas praias.

O que teria acontecido?

 

Hugo Duarte

5 responses to “A Coimbra Capital da Saúde no incêndio do Hospital dos Covões não ficou nada bem na fotografia.

  1. Acredito que se assim fosse, teríamos um grande problema, embora o que aconteceu já foi um problema. Supervisionem…. Ou ponham alguém a SUPERVISIONAR! Se não conseguirem vejam se encontram alguém que pelo menos saiba pensar.

    1

  2. “O sistema municipal de protecção civil falhou”

    Não consegui identificar no texto as razões para tal conclusão. Alias, estou convicto que o sistema funcionou cabalmente. Só não conseguiu evitar o incendio do quadro electrico.

  3. O sistema municipal de protecção civil falhou”

    Não consegui identificar no texto as razões para tal conclusão. Alias, estou convicto que o sistema funcionou cabalmente.

  4. Não sei se consigo concordar contigo Hugo.. foi um acidente que pode acontecer em qualquer altura e em qualquer lugar.. se por aì se pudesse falar em perda de capitalidade na área da saúde então o que dizer da capitalidade de Lisboa após o incêndio no Chiado?..

    Daniel

  5. O hospital é elemento fundamental a uma protecção civil eficaz, o seu gerador deve estar pronto a funcionar em caso de avaria do quadro eléctrico convencional, deve estar num local separado para não sofrer com um eventual incêndio do quadro. O sistema eléctrico do hospital deve estar devidamente faseado de forma a podermos isolar áreas em curto-circuito. A protecção civil congrega todos os agentes e infra-estruturas públicas e privadas que em caso de catástrofe podem minorar danos. Convêm que elas em si nunca possam ser a catástrofe ou ampliação destas.
    Compete em primeira ordem ao Comandante da Protecção Civil verificar se todos os seus equipamentos estão devidamente protegidos.

    Hugo Duarte

Deixe um comentário