As perspectivas simbólicas do Choupal.

Este espaço verde tem todo um simbolismo que não se pode de forma alguma esquecer quando se pensa em qualquer intervenção. Este espaço cantado vezes sem conta pelos trovadores do nosso fado conquistando o coração de suas amadas e também o de todos os conimbricenses.

Este espaço é na minha perspectiva um espaço que pertence muito mais á cidade imaginada do que á cidade vivida. Não retiro dai qualquer importância á cidade simbólica, é ela que no fundo faz também a cidade, por vezes muito mais que a cidade vivida.

Na passagem da nova via rápida por esta zona deve discutir-se claramente um outro aspecto simbólico mas também físico e económico.

A via rápida passando em Coimbra em que se avista bem de perto a cidade, não é a mesma coisa que a placa a dizer Coimbra, placas são todas iguais e Coimbra é tão bonita para se resumir a uma placa.

Quantas vezes já passamos numa terra que se atravessa na estrada, paramos, almoçamos, passeamos, compramos uma prenda, fica-nos no coração, dizemos bem dela aos amigos e ainda hoje de vez em quando voltamos lá para um fim-de-semana de lazer.

Longe da vista, longe do coração.


As duas coisas não serão compatíveis com os devidos compromissos?

O Choupal tal como a futura ponte também podia unir as duas margens compensando a perda para a via rápida. Este espaço de expansão da mata está bem á vista do local onde se realiza feira que nos cede nome.


Hugo Duarte

Anúncios

One response to “As perspectivas simbólicas do Choupal.

  1. Sem qualquer cota no volume de vendas da revista, assinalo o artigo de opinião do Arquitecto Luis Paulo Sousa, no nº2 da revista A21, “Alucinações Estratégicas Sobre o Mondego! De resto há mais em http://www.plataformadochoupal.org. A minha opinião sobre este assunto continua em formação…
    Cumprimentos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s