As homenagens de Carlos Encarnação

            O Presidente da Câmara Municipal de Coimbra tem homenageado algumas das principais referencia culturais do nosso país e desta cidade, Miguel Torga, António Portugal ou José Afonso entre outros.

            A homenagem de uma instituição a uma personalidade da cultura deve ser consubstanciada por políticas culturais que não sejam totalmente contraias há visão cultural do homenageado. Assim sendo, é melhor deixar as homenagens para outros identificados de forma mais genuína com os agraciados.

            Os nomes anteriormente referidos foram gente que encarou as políticas e práticas culturais como algo fundamental nas mudanças sociais, esta perspectiva traduziu-se nas revoluções estéticas das diferentes artes.

            A admiração que Carlos Encarnação nutre por estes vultos da nossa cultura não é o que coloco em causa, embora todos possamos achar pouco relevantes estas homenagens, um conjunto de efemérides ocas vazias de sentido, cheias de palavras vãs.

            A comprovação da pouca importância que estas homenagens revelam é a manutenção de Mário Nunes durante 8 anos à frente do pelouro da cultura. Este autarca entende a cultura como um simples elemento de acomodação social à realidade. Mário Nunes, não vê a cultura como um instrumento fundamental para a evolução da nossa sociedade, quebrando dogmas e preconceitos instituídos
            Mário Nunes com o consentimento de Carlos Encarnação transformou a dinâmica cultural de Coimbra, num imenso Portugal dos Pequeninos, em que recordamos os pobres entretenimentos idos dos tempos dolorosos de um Portugal cinzento governado por Salazar. Os tempos negros de que alguns teimam em relembrar apenas as poucas actividades de lazer, tantas vezes trabalho confundido com diversão.

            A Baixa é muitas vezes um verdadeiro simulacro, ruas despidas de gente, com ranchos folclóricos, bandas filarmónicas, grupos etnográficos e de fados que às vezes quase que bizarramente pontuam pela aquele cenário tão belo quanto triste pela ausência de gente, tocando somente para turista ver.

            Respeito e admiro estas actividades culturais e lúdicas, devem ter naturalmente o seu espaço, mas reduzir a política cultural de uma cidade a isto é curto, muito curto.
Onde está o Conservatório dedicado às Artes, os Encontros de Fotografia, um Teatro Municipal no centro da cidade, digno de desse nome, tudo isto capaz e transformar a noites perigosas da baixa em noites animadas.

            Onde está uma política cultural articulada que seja capaz de encher de vida as muitas infra-estruturas culturais existentes pelas 31 freguesias de Coimbra.

            O site da C.M.C. nem sequer dá atenção às enumeras actividades culturais espalhadas por todo o Concelho, aptidão para artes que o povo de Coimbra que não desiste de mostrar.
Nem com sangue novo Carlos Encarnação atenua a sua falta de visão para a política cultural, não dando atenção a todas as formas de expressão cultural, o ensino, a produção e a exibição tendo em conta todas as suas freguesias, bairros e aldeias. Quando o maestro da banda não organiza não há músicos que valham.

            Quem demonstra tão pouca ambição cultural para esta cidade, não deve homenagear pessoas que marcaram profundamente esta cidade, tanto fizeram pelo enriquecimento cultural do mundo.

            Estas homenagens pertinho das eleições podem dar azo a mal-entendidos, as mentes mais “perversas” podem pensar que é eleitoralismo. Será que é?

            Amor assim não vale!

 

Hugo Duarte

Anúncios

One response to “As homenagens de Carlos Encarnação

  1. Sublinho e aplaudo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s